Cuidar

Os benefícios da acupuntura na gestação

Durante a gravidez e até mesmo no puerpério, as sessões de acupuntura podem ser aliadas para amenizar problemas físicos e psicológicos.

PUBLICADO POR

BB Seguros

segunda-feira junho 21, 2021

COMPARTILHE

Tempo estimado de leitura: 4 minutos.

 

Assuntos abordados:

– O que é acupuntura.

– Os benefícios da acupuntura na gravidez, no parto e no puerpério.

– Riscos da acupuntura durante a gestação.

 

Receber agulhadas não é, à primeira vista, o desejo de uma grávida. As que já sofrem com alguns incômodos ligados à gestação não vão querer adicionar mais um. Mas é exatamente para aliviar certos desconfortos nessa fase e trazer outros benefícios durante e após o parto que é indicada a técnica milenar chamada acupuntura.

 

Criada na China há mais de 2.500 anos e usada no mundo todo, a prática estimula e libera substâncias e hormônios da própria pessoa para que o seu sistema possa, por si só, combater dores e alguns problemas de saúde.

 

A técnica é aplicável tanto em pontos locais (como em dores na lombar ou no ciático) quanto em pontos sistêmicos (aqueles que ficam espalhados pelo corpo e interferem, de forma geral, nos órgãos).

 

Segundo o relatório emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1991 a técnica milenar chinesa trata mais de 200 doenças e sintomas. Alguns deles são sentidos por muitas grávidas, como a lombalgia, as náuseas, os vômitos e a ansiedade.

 

Além disso, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, publicada pelo Governo Federal em 2006, incluiu a acupuntura no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma alternativa terapêutica durante a gravidez, na condução do trabalho de parto e no puerpério.

 

Ainda tem dúvida sobre o uso da acupuntura na gravidez? Listamos oito benefícios durante a gestação e no pós-parto que irão lhe ajudar a decidir:

1) Alivia a ansiedade, o estresse e as oscilações emocionais vinculadas à gravidez.

 

2) Ajuda a diminuir edemas, ou seja, um inchaço que a maioria das grávidas sente nos pés, nas pernas e em outras regiões.

 

3) Abranda dores variadas no corpo relacionadas à gestação e forma de segurar o bebê, assim como dores na coluna, nos braços e nos ombros.

 

4) Ajuda a estimular o trabalho de parto, caso não esteja em evolução.

 

5) Pode ser feita em qualquer período da gestação.

 

6) Não dói (a espessura de uma agulha de acupuntura é de dois fios de cabelo humano).

 

7) Ameniza questões físicas e psicológicas que levam à diminuição da produção de leite durante a amamentação, como a ansiedade, o cansaço, a privação de sono e o nervosismo.

 

8) É uma aliada no combate à depressão pós-parto e ao blues puerperal.

 

 

Quais são os riscos?

Embora possibilite muitas vantagens às gestantes e puérperas, é preciso ter alguns cuidados. Marcus Vinicius de Paula, ginecologista e obstetra da Regional Brasília, ressalta: “É imprescindível a liberação do obstetra para a prática da acupuntura, bem como a escolha de um profissional comprovadamente experiente no trato com gestantes”.

 

Um acupunturista capacitado saberá quais regiões evitar durante determinados períodos da gravidez. Ao tocar pontos específicos das mãos, costas e tornozelos até a 37ª semana de gestação, as agulhas podem levar a um aborto espontâneo ou um parto prematuro. Além disso, um profissional qualificado deve ser cuidadoso em relação à higiene e antissepsia dos equipamentos utilizados nas sessões.

 

A eletroacupuntura, feita com aparelhos elétricos para potencializar o efeito da técnica, também deve ser evitada devido ao risco de interferência na gravidez normal.

 

“Com os devidos cuidados, a acupuntura é uma alternativa terapêutica para algumas gestantes e puérperas, já que existem algumas restrições em relação a medicamentos e certos procedimentos durante essas fases”, pondera o obstetra.

 

E, enquanto se prepara para a chegada do bebê, que tal arrumar a casa para quando ele vier? Com o seguro residencial da BB Seguros, você tem uma ajuda extra destinada à adaptação de segurança no seu lar. O pacote de assistência Casa Segura, do Plano Total, cobre a instalação de rede de segurança, a avaliação de pontos de risco, a proteção de quinas e muito mais. Conheça agora acessando: https://bbsegurosprimeirospassos.com.br/nossas-solucoes/seguro-residencial.

 

Gosta deste tipo de conteúdo? Então assine a newsletter e não perca nenhum texto!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Voltar
ao Topo