Conheça apps mais indicados para organizar finanças e investimentos
Tecnologia tem sido aliada daqueles que querem administrar o dinheiro
Tempo estimado de leitura: aproximadamente 4 minutos
Assuntos abordados:
– Planejamento financeiro
– Planejamento familiar
– Investimentos
– Organização pessoal
– Fatores emocionais
– Fatores culturais
Para quem está disposto a se educar financeiramente, o primeiro passo é descobrir como o seu comportamento influencia na sua rotina. Na sequência, é preciso buscar formas de lidar com o dinheiro e a tecnologia pode ser sua aliada nesta importante jornada. Essa premissa é defendida pela educadora financeira, Catharina Sacerdote.
“A tecnologia ajuda quando torna o processo mais intuitivo. Quanto mais intuitivo for o controle das finanças, maior a chance de permanecer nele. Ou seja, se demandar menos esforço, maior a chance de a tecnologia ajudar na administração das finanças”, explica. Pensando nisso e com a ajuda da especialista, o Blog BB Primeiros Passos elencou sugestões de aplicativos de acordo com diferentes perfis de consumo. Confira a seguir:
Iniciante (aqueles que estão na fase de controle de gastos)
Ao permitir o acesso às contas bancárias, os apps classificam os gastos por categoria de consumo, de acordo com a movimentação do cliente. É possível traçar um objetivo mensal de gastos, sendo que o app monitora e alerta se está perto ou não daquela meta financeira. Lembrando que os aplicativos são seguros, criptografados e não há acesso à senha de transação das contas.
Intermediário (aqueles que estão na fase dos primeiros investimentos)
Indicado para quem está começando a guardar o dinheiro e que quer aprender por onde começar, quanto e onde investir, além de como é a relação de investimentos de acordo com cada perfil de investidor.
Avançado (aqueles que estão na fase de investimentos mais diversificados)
Por meio desses apps, o usuário pode cadastrar investimentos, fazer simulações entre renda variável, fundos de investimento, renda fixa, tesouro direto, acompanhar as oscilações dos investimentos, comparar a rentabilidade, entre outras funcionalidades.
Entre amigos (para todas as fases)
Em viagem com amigos ou a trabalho, é possível registrar os gastos em restaurantes ou deslocamentos, por exemplo. O app detalha os gastos, faz as contas e divide entre os usuários de cada grupo.
Em paralelo à sua educação financeira, pais e mães encontram na live realizada pela BB Seguros Primeiros Passos, dicas do convidado Leonardo Gomes, planejador financeiro pessoal e conhecedor do universo infantil, sobre a educação financeira para crianças a partir dos três anos. O especialista, que defende a importância de, desde cedo, começar esse ensino para as crianças, esclareceu algumas crenças, muitas vezes limitadoras, e que impedem os pais de ensinarem seus filhos a lidarem com o quesito dinheiro.
E dentro dessa rotina de educação financeira e de disciplina nos investimentos, uma das maneiras mais eficazes de planejar o amanhã de quem você ama é por meio de opções como o Brasilprev Junior. Seja para a faculdade, intercâmbio ou até mesmo o primeiro negócio do(s) seu(s) filho(s), esse plano de previdência tem a melhor estratégia para você e pode ser contratado em nome da criança ou do responsável financeiro.
Adicionalmente, aos clientes Banco do Brasil é oferecida a possibilidade de, por meio do app BB, vincular os investimentos a realizações de objetivos e também organizar os gastos dentro da solução Minhas Finanças. Essa seria mais uma forma de ajudar na organização financeira.
Esse conteúdo exclusivo foi produzido a partir de parceria do blog Primeiros Passos com o Espichei, rede materna paterna criada em Brasília e que reúne milhares de famílias em prol de uma maternidade mais consciente, colaborativa e sustentável. Acompanhe esta iniciativa conjunta também nas redes sociais pela hashtag #espicheiprimeirospassos
Confira também:
Como fugir dos hábitos que atrapalham a sua vida financeira?
O que um show de mágica pode ensinar sobre investimentos?
7 dicas sobre como organizar as finanças e seus sonhos
Nos investimentos e no dia a dia, você sabe tomar as melhores decisões?
Gosta deste tipo de conteúdo? Então, assine a newsletter e não perca nenhum texto!
Voltar
ao Topo